sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PAISAGEM E FLORES EM PARAYBUNA

PARAIBUNA - SP

" Rio de Água Escura "
Aniversário - 13 de JUNHO ( 1666 )



Paraibuna: Nossa cidade
BREVE HISTÓRIA DE PARAIBUNA
O nome PARAYBUNA é de origem indígena, formado por PARA (água), HYB (rio) e UNA (preta). Logo, a palavra PARAIBUNA significa "Rio de Água Escura". Em meados do século XVII alguns homens provenientes de Taubaté e São Paulo desceram o Rio Paraitinga, detendo-se no local onde este rio encontra o Rio Paraibuna;

embrenharam-se na mata parando numa clareira, 2 Km adiante. No local, fixaram-se, construindo uma cabana e, em homenagem ao Santo do dia, fizeram uma capela. Era o dia 13 de Junho, dia de SANTO ANTÔNIO.
Em pouco tempo, surgiu junto à capela algumas cabanas, pequenas roças e as pessoas foram chegando, dando início a uma povoação já denominada Santo Antônio da Barra de Paraibuna
 Assim ficou por dezenas de anos, com poucas pessoas e sendo um ponto de pouso para os passantes que iam e vinham do Litoral Norte, com destino a província de São Paulo.
 Somente em 03 de Junho de 1773, o Capitão Geral de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza resolveu, através de uma ordem, determinar que Manoel Antônio de Carvalho fosse para o lugar e assumisse a administração e a direção da povoação.
O mesmo documento determinou ainda que os "foros, vadios e vagabundos, sem domicílios certos e sem utilidade para a República fossem habitar as ditas terras de Paraibuna". 
 A notícia de que os vadios e vagabundos seriam obrigados a se dirigirem para a vila, causou alarme entre os moradores, que conseguiram, em 1775, a revogação da tal ordem com a conseqüente concessão da Carta de Sesmaria. Esta carta pode ser considerada o marco fundador da vila, pois tornava proprietários das terras onde se erguia a cidade de Paraibuna, os senhores: 
João Simões Tavares, Manuel Garcia Rosa, Manuel Motta e José Pereira. Os quatro sócios receberam "uma légua de terras em quadra" com o direito de fazerem delas o que bem entendessem, respeitando a Lei Foral da Sesmaria. 
 Mas somente em 1812, no dia 07 de Dezembro, o Príncipe Regente criou por alvará a freguesia de Santo Antônio de Paraibuna, com a construção de uma capela e nomeação de um pároco.
A primeira missa foi então celebrada em 13 de Junho de 1815, pelo vigário Padre Modesto Antônio Coelho Neto.

Em 10 de Julho de 1832 a freguesia passa à condição de Vila, e, em 1833 é realizada a primeira eleição para a Câmara Municipal.
Devido a fatos políticos, em que pessoas de Paraibuna apoiaram a revolução de 1842, exigindo a república, somente em 30 de Abril de 1857, através da Lei nº 595, o governador elevou Paraibuna a categoria de cidade. 

. Em 30 de Março de 1858, através da Lei nº 16, foi elevada a Comarca.


 O Aniversário de Paraibunal é comemorado em 13 de JUNHO.


  Fonte: PM DE PARAIBUNA
 o governador elevou Paraibuna a categoria de cidade. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário